Baterias de lítio com nova tecnologia encaram mais recargas e aguentam o calor

Baterias de íons de lítio foram um avanço tecnológico enorme em relação às baterias de níquel-cádmio, já que não possuem o “efeito memória” – ou seja, elas podem ser carregadas constantemente sem perda de autonomia. No entanto, baterias de Li-Ion não aguentam muito calor, e têm uma certa tendência em explodir. Uma nova tecnologia de lítio-imida da Leyden Energy, no entanto, deixa a bateria de lítio mais segura – e mais duradoura.

O problema com as baterias de lítio tradicionais é que elas são muito suscetíveis tanto à degradação pelo calor, como à umidade. As altas temperaturas geradas pelo seu processador overclockado com mil núcleos faz com que os eletrodos da bateria reajam com o eletrólito – a substância dentro da bateria que conduz eletricidade – o que causa uma perda de carga total. A umidade é um problema também, pois a água reage com os sais no eletrólito formando ácido clorídrico, uma das substâncias mais corrosivas no planeta, que dissolve as camadas de cátodo e ânodo na bateria e causa um acúmulo de gases (por isso baterias de lítio antigas estufavam um pouco).

E esta degradação pode acontecer rápido: algumas células de bateria perdem até 50% da capacidade com apenas 300-500 ciclos de recarga. Por isso você não encontra baterias de lítio com garantia maior que 12 meses.

As novas baterias de lítio-imida da Leyden Energy, por outro lado, usam um sal patenteado no eletrólito que aguenta melhor o calor e não reage com a umidade, além de conter um cátodo de grafite condutor – em vez do alumínio das outras baterias – para resistir ainda mais ao calor. O resultado: baterias de lítio que duram por até três anos e mais de 1.000 ciclos de recarga, e que mantêm a capacidade de carga mesmo chegando ao fim da vida útil. Segundo Marc Juzkow, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento e Engenharia da Leyden Energy, “mesmo se você usar sua bateria a cada dia por três anos, você ainda terá 80% da capacidade inicial.”

A tecnologia da Leyden Energy foi aplicada nas baterias para notebook Advanced Pro Series  da Dr. Battery, empresa canadense de baterias. Elas estão disponíveis para laptops de várias marcas (Acer, Dell, HP e outras), operam em temperaturas de -20°C a 60°C, e têm dois anos de garantia. Baterias de 4.400mAh custam US$88.[gizmodo]

Anúncios

Publicado em 28/07/2011, em Curiosidades, Discussões e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: