[Lifehacker] Será que não é hora de limpar o seu computador?

Se o seu PC desktop está aí bonitinho debaixo da sua mesa por mais do que um ou dois anos, tenho uma novidade para você: provavelmente por dentro daquela carcaça há diversos coelhinhos de poeira dançando ao redor do seu HD, grudando no ventilador da sua placa vídeo, escalando a sua CPU e se divertindo a valer. E isso não é legal. Hoje vamos aprender como fazer uma faxina completa no seu computador amigo, para que ele continue saudável e ao seu lado por mais tempo.

Nota: se o seu computador não é aberto há anos, se você tem animais de estimação, é fumante ou percebeu o ventilador fazendo mais barulho ultimamente, não hesite e faça esta limpeza. Em qualquer outro caso, talvez não seja o caso de abri-lo só para isso – espere para fazer a limpeza quando tiver que abri-lo por algum outro motivo, como upgrade ou instalação de mais memória.

Da última vez que eu abri o meu, segui um belo guia do PC Stats. Com base na minha experiência com ele, darei as dicas básicas aqui.

O que você vai precisar

1. Uma chave Philips
2. Óleo lubrificante com pingador
3. Uma lata de ar comprimido, de preferência com “canudinho” na ponta

Você encontra esses itens em qualquer boa loja de materiais de informática ou mesmo construção ou itens domésticos.

Prepare o computador

Antes de qualquer outra coisa, faça backup de tudo. Sim. É chato, mas é melhor prevenir do que remediar. Desconecte então o cabo de força, o monitor, o teclado, o mouse e todos os periféricos. Leve a torre para algum lugar bem iluminado e de preferência externo. O pó vai voar longe por causa do ar comprimido, e você não quer isso tudo espalhado pela casa. Abra a carcaça. Se não souber como, o manual explica.

Agora é hora da nuvem de poeira

Use a lata de ar comprimido para soprar o pó de todos os componentes internos. Tente manter a lata na vertical o tempo inteiro para evitar que caia líquido dela no seu equipamento, mas se isso acontecer não é necessário ficar desesperado. Não faça isso perto de crianças ou de animais de estimação, e saiba que a lata de ar fica bem gelada com o uso. Não deixe nenhum cantinho para trás, incluindo as grades de abertura da própria carcaça. Só não use o ar comprimido nas lâminas dos ventiladores, pois isso pode fazer com que elas girem mais rápido do que devem, o que faria mal. Mas os ventiladores são feitos de plástico mesmo, e podem ser limpos com um paninho úmido, o que faremos a seguir.

A limpeza do ventilador

Há dois ventiladores principais no seu computador: um dentro da fonte de alimentação e outro sobre o processador. Talvez o seu computador tenha outros ventiladores, mas no mínimo terá esses dois. Na minha máquina, o ventilador da fonte estava trancado atrás de uma grade, então fiz o possível para limpar mesmo assim. Mas o ventilador mais importante é o do processador. Poeira do ar, pêlos de bichinhos, fumaça e todo tipo de partículas podem se acumular e, com o tempo, quebrar este ventilador, causando o superaquecimento do seu computador. Um pouco de limpeza e umas gotinhas de óleo podem prevenir este tipo de catástrofe, ou no mínimo adiá-la por mais algum tempo.

No meu Dell (um Dimension), o ventilador do processador estava coberto por um capô que pode ser retirado. Usando a chave Philips, eu desmontei a peça e retirei o ventilador da carcaça, sem desconectar os fios. Limpe as lâminas de plástico e tudo que puder com um paninho úmido. Eu não fumo nem tenho animais de estimação, mas mesmo assim o meu ventilador estava preto de pó.

Termine lubrificando o ventilador

Puxe o adesivo do centro do ventilador. Alguns computadores podem ter uma parte de borracha por baixo, mas o meu não tinha. Se o seu tiver, retire essa borracha usando as unhas ou uma chave de fenda. Então pingue uma única gota de óleo na parte central, o eixo do ventilador.

Feito isso, recoloque o adesivo e monte o ventilador de volta como estava antes.

Antes de fechar a carcaça, verifique se todas as conexões dentro do seu PC estão firmes e que não tem nenhum fio pendurado perigosamente ou muito esticado. Se alguma placa estiver parafusada, aproveite para apertar os parafusos, e só então feche tudo. Agora é hora de colocar e ligar tudo de volta no lugar. Se você puder, coloque o gabinete em cima de uma mesa e não no chão, pois isso diminui a exposição à poeira.

Depois da limpeza e desses cuidados, o seu PC deverá rodar muito mais macio, silencioso e seguro. Até que o que gato comece a se esfregar nele de novo. [gizmodo]

Anúncios

Publicado em 23/04/2011, em Computadores [LifeHacker] e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: