USB Safeguard 1.0 – Proteja a sua penUSB

Se fosse feito um referendo entre os utilizadores informáticos para apurar qual o dispositivo que ganharia o gadget da década a penUSB não seria de certeza apontada para o galardão. Não que não mereça, eu até entendo que seria um justo vencedor, mas porque se tornou banal demais. Tornou-se num objecto tão comum como as chaves de casa ou mesmo como a colher que mexe o café. Mas não será isso o verdadeiro valor de um objecto: a sua utilidade e ubiquidade?

Mas essa utilidade, esse desprendimento material pode causar dissabores.

Por hábito (mau) colocamos a nossa vida electrónica dentro desses objectos. Andamos com esses objectos por todo o lado e deixamo-los mesmo em tudo o que é lugar. Perder uma penUSB é quase tão normal como perder moedas no sofá de casa!

USB Safeguard

Esta aplicação é, no meu entender, uma medida efectiva e eficaz de segurança. Mesmo com o BitLocker, que já falámos, ou o tão usado TrueCrypt não têm a eficácia deste pequeno recurso.


imagem 02

A sua utilização é extremamente simples: colocamos o executável dentro da penUSB e corremos o mesmo a partir da pen. A aplicação só corre na penUSB. Então enviamos para a pen e clicamos para abrir. Será apresentada a imagem do início deste artigo. Configuramos e confirmamos a palavra-passe que desejamos.

A aplicação pergunta-nos se não queremos colocar essa password num ficheiro de texto, para o caso de a esquecermos. Se for o caso aceite e guarde esse ficheiro de texto num local onde se lembre, caso precise dele.

Depois será aberta a janela que apresentamos em cima, imagem 02, que poderá arrastar para o seu interior o que quer ver encriptado e seguro.


imagem o3

Para aceder ao conteúdo deverá correr novamente a aplicação, pois não verá na pen os ficheiros encriptados. Aí poderá simplesmente desencriptar para usar, conforme imagem 03.

Os ficheiros apagados podem ser recuperados?

A aplicação tornou também esse passo num processo seguro.

Para isso a aplicação usa 4 opções disponíveis para o utilizador:

  • Don’t Remove: Esta opção não faz qualquer alteração nos ficheiros. Estes ficam visíveis e acessíveis.
  • Zero Out Data: Apaga e sobrepões os ficheiros com valores hexadecimais 0×00 tornando muito difícil e demorada a recuperação dos dados apagados.
  • DoD 5220.22-M: Este é um método militar de encriptação. Criado e usado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, torna a informação altamente segura. Demora 3 vezes mais tempo a recuperar que o método anterior.
  • Wipe all free: Este método utiliza vários tipos de algoritmos que tornam completamente impossível a recuperação dos dados apagados, combinando várias das mais avançadas técnicas de eliminação de dados.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7/Win Server 2008
Download: USB Safeguard 1.0 [736.00KB]
Homepage: UsbSafeGuard

fonte: pplware

Anúncios

Publicado em 14/01/2010, em Novidades, segurança, Softwares e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: