Surpresa: o Brasil tem os Macbooks mais caros do mundo

macbook

O site cmyplay fez uma pesquisa de preços em todas as lojas oficiais da Apple online pelo mundo. O parâmetro era o preço do Macbook Pro mais simples, de 2.26 GHz e  13”. Eles descobriram que no Brasil, o que se paga por um desses é suficiente para comprar dois nos EUA. Estamos em primeiríssimo (ou último?) de 31 países com representação da Apple. YAY!

Isso pode dar aos gringos a falsa impressão que coisas da Apple são especialmente caras aqui. Na verdade coisas da Apple também são caras em relação ao resto do mundo, como quase tudo exceto melancia e abacate, como explicaram os brasileiros no post do Jesus no Giz US.

Se eles pesquisassem o preço do Xbox 360 veriam que pagamos bem mais que o dobro (por vias oficiais), que basicamente tudo da Sony é quase o triplo do preço nos EUA… Os impostos explicam um bocado da história, sim. Mas não tudo: aqui no Brasil, pelo que já me disseram alguns executivos de empresas de tecnologia, os fabricantes têm uma margem de 6-7% (do que custam pra eles fabricarem em relação ao que vendem). Os varejistas têm uma margem mínima de 25% em média. E aqui, os grandes varejistas (Grupo Pão de Açúcar, Casas Bahia, Fnac) é que mandam nos preços. Em países como os EUA, a margem do comércio, ao menos em cadeias como a Best Buy, fica em 6%, e como há uma competição muito forte com lojas online, o preço tem de se manter baixo.

Isso não te ajuda a se sentir menos indignado, mas é só para você distribuir o xingamento quando for reclamar dos preços.

E se você é o tipo de pessoa que se sente melhor porque a desgraça de outros é maior, saiba que os preços na Venezuela estão incrivelmente mais altos que no Brasil – especialmente quando falamos de produtos vendidos pelos porcos do capitalismo e fonte de todo o mal que são os EUA. O Macbook Pro básico lá custa o equivalente a R$ 8.900 em uma loja autorizada pela Apple (eles não tem distribuição oficial, por isso não estão na pesquisa). Pelo menos nossos vizinhos têm um Banana Phone baratinho.

Publicado em 11/01/2010, em Notebook, Noticias, Pc's e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: