Mozilla Marketplace já em 2010?

Os programadores que desenvolvem add-ons para o browser Firefox e para outras ferramentas Mozilla, podem solicitar à Mozilla a inclusão do seu software no site AMO (addons.mozilla.org) onde qualquer utilizador pode descarregar esse mesmo software gratuitamente. A única opção que permite algum retorno financeiro é quando os utilizadores fazem um donativo na página daquele add-on.

Na verdade quem desenvolve este software nem calcula os trocos que eventualmente lhe possam chegar, isso não é nada comparado com o tempo e com o empenho depositado no desenvolvimento dos add-ons.

Não é de modo algum incentivador e com o tempo e desânimo leva a que muitos add-ons possam desaparecer.

Esta situação, segundo este artigo do The Register, pode mudar. No próximo ano a Mozilla está a considerar uma marketplace (loja de aplicações) para os seus add-ons, isto permitirá que os programadores possam ser remunerados pelo seu trabalho, quando este for descarregado e utilizado pelo utilizadores.

Esta medida visa incentivar os programadores a desenvolverem mais e melhores aplicações.

Estas novidades foram avançadas pelo gestor de add-ons da Mozilla, Justin Scott, que ainda não levantou muito o véu à questão. No entanto deixou claro que embora não saiba ainda como irá funcionar a parte comercial da loja, o recurso a tecnologias DRM está fora de questão.

Na minha opinião este será o caminho a seguir, o facto de contribuírem para uma comunidade e não terem retorno financeiro, provoca diversos problemas de sustentabilidade de qualquer projecto e o Open Source não pode viver de donativos ou patrocínios. Quantos não usam estas tecnologias gratuitas para o desempenho das suas actividades obtendo com isso retornos financeiros?

Anúncios

Publicado em 16/12/2009, em internet, Noticias, Softwares. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: